Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
http://luanarabelo.tumblr.com/

sábado, agosto 20, 2011

Superego (al. Überich, "supereu")

Incrível como funciona, com tudo: é muito mais fácil você se determinar a conseguir uma certa coisa, porque duvidam da sua capacidade, do que por meio do incentivo, propriamente positivo.

Designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral, que determina o mal a ser evitado. 
O superego tem três objetivos: 
1. inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral)
2. forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) 
3. conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal)
O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo). O superego nem sempre é consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente.